As 5 Etapas na Carreira do Profissional de Projetos.
- Orlando Poci
- 23 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Você já fez um curso ou programa de pós graduação em gerenciamento de projetos e ao terminar não sabia como colocar o que você aprendeu em prática? O que acontece é que você foi apresentado a uma quantidade muito grande de conteúdo em um curto espaço de tempo (360 horas de conteúdo em 1 ano e meio de curso em média).
O problema não é a aquisição do conhecimento. As aulas expositivas, os materiais de apoio e as atividades propostas são satisfatórias. Porém, para você tenha performance é preciso diminuir a distância entre o que você sabe e o que você faz. Essa é a essência da competência. (Se você quiser saber mais sobre competência, acesse aqui o post sobre como colocar o conhecimento em prática.)
O nosso cérebro não consegue processar muitas informações ao mesmo tempo. Ele se comporta como se fosse uma lanterna: se você focar a luz vai enxergar com extrema nitidez. Mas se começar a abrir demais o foco, vai enxergar uma área maior porém sem nenhuma nitidez. Quando você termina o curso não saber como agir, nem por onde começar. Então você precisa ter foco!
Como fazer? Qual das competências que você aprendeu deve focar primeiro? A resposta certa é: Depende. Depende da etapa da carreira na qual você se encontra.
Os autores Tim Clark e Bruce Hazen em seu livro Modelos de Negócios para Equipes, dizem que:
As pessoas passam por no máximo cinco etapas durante toda a sua vida profissional.
Baseado nesse modelo o profissional de projetos passa pelas seguintes etapas em sua carreira:

Etapa 1 - Teste seu treinamento: Nessa etapa o profissional está começando a praticar a gestão de projetos pela primeira vez, está testando o que aprendeu na sua escola de formação.
Etapa 2 - Desenvolva a sua Especialidade: Nessa etapa o profissional coloca realmente em prática os conhecimentos. Essa prática pode envolver a elaboração de cronogramas e orçamentos, a inspeção e liberação de serviços e a administração de contratos.
Etapa 3 - Lidere a sua especialidade: Muitas vezes pessoas que desenvolvem uma boa reputação são chamadas para assumir funções de liderança. A transição para Etapa 3 é a mais desafiadora de todas, porque a perspectiva e a função da pessoa deve mudar da autogestão para a gestão de terceiros.
Etapa 4 - Lidere Mais Complexidade ou liderar além da especialidade: Os projetos estão inseridos em organizações. Compreender o contexto organizacional e como os projetos estão inseridos nesse contexto é essencial para avançar para a etapa 4, onde o profissional lidera programas e portfólios de projetos, precisando ter atenção à interface entre equipes especializadas.
Etapa 5 - Lidere Complexidade ainda maior: Nessa etapa o profissional extrapola o gerenciamento de projetos e pode assumir cargos na alta direção que pode estar direta ou indiretamente ligados a projetos, programas e portfólios.
Normalmente, as competências em gestão de projetos estão divididos em três áreas:
Técnica: Conhecimentos e habilidades relativos aos domínios específicos para o profissional realizar as atividades específicas do projeto.
Liderança: Conhecimentos e habilidades necessários para orientar, motivar e dirigir uma equipe.
Estratégica e de Negócios: Conhecimento e habilidades no setor e na organização para melhorar o desempenho e fornecer melhores resultados pro negócio.
Se você está nas etapas 1 ou 2, deve ter foco nas competências técnicas. Se você está na etapa 2, porém quer ir para a 3 ou já está na etapa 3 o seu foco deve ser nas competências de liderança. Agora, se você está ou almeja as etapas 4 e 5, é fundamental que você foque nas competências estratégicas.
Se esse post te ajudou a progredir na sua carreira, compartilhe nas suas redes sociais para que possa iluminar o caminho de outros profissionais.
Comments